A música autoral de Brasília em diálogo vivo com Portugal

Brasília em Concerto — Shows, JAM Sessions e ações formativas

O Brasília em Concerto apresenta, em Portugal, uma curadoria da música autoral da capital do Brasil — do jazz ao blues e à MPB moderna — em uma semana de espetáculos, JAM Sessions abertas e atividades educativas.

É um encontro entre técnica, emoção e brasilidade, pensado para aproximar artistas e público, e para consolidar pontes culturais duradouras entre os dois países.

A primeira edição internacional acontece de 14 a 21 de julho de 2025, em Lisboa, Almada e Coimbra. A realização é da Diferente Arte.

Sobre o Projeto Brasilia em Concerto

Sai da Lata Fora do Plano foi a versão itinerante do renomado Festival Sai da Lata, realizado em 2024. Com o objetivo de descentralizar a cultura e levar música e arte para as praças e bairros de Brasília, o evento trouxe uma mistura de performances musicais, jam sessions, workshops e ações culturais inclusivas, permitindo que novos públicos se conectassem com as expressões artísticas locais.

O festival percorreu diversas regiões administrativas do DF, levando apresentações de artistas independentes e performances de grande relevância para a cena cultural brasiliense. Além de proporcionar acesso à cultura de qualidade, o evento foi um verdadeiro ponto de encontro para a comunidade local.

Cidades em Portugal
0
Grupos brasilienses
0
Espectadores
+ 0

Intercâmbio cultural

Todas as noites terminam com JAM Sessions abertas, quando os músicos brasilienses convidam artistas locais para improvisos ao vivo — o coração do nosso intercâmbio artístico. Além dos shows, o festival oferece workshops e palestras gratuitos: Workshop de Performance (Oswaldo Amorim), Eco Luthier (Blues de Bolso) e Workshops Online sobre o programa Conexão Cultura DF (Victor Z).

Entrada gratuita ou a preços populares — consulte a programação por cidade.

Grupos que participaram

Oswaldo Amorim Trio — Show Jazz Brazuca: repertório sofisticado e suingado que reúne composições próprias e clássicos da música instrumental brasileira. (Oswaldo Amorim, Misael Silvestre e Pedro Almeida).

Blues de Bolso — Duo visceral (Haroldo Mattos e Bemol) que mistura blues e MPB, com destaque para a palestra Eco Luthier sobre construção de instrumentos com madeiras alternativas.

Victor & Maya Z — Duo de pai e filha com canções autorais e arranjos minimalistas e contemporâneos, explorando uma estética pop brasileira de forte conexão no palco.

Material de Divulgação

Veja tudo que aconteceu em Lisboa, Almada e Coimbra. Acesse o link abaixo!

Ficha Técnica do Festival

Realização
Diferente Arte
Produção Geral (Brasil)
Victor Z
Assessoria local (Portugal)
Imagens
Oswaldo Amorim Trio
Oswaldo Amorim — baixo; Misael Silvestre — piano; Pedro Almeida — bateria
Blues de Bolso
Haroldo Mattos — guitarra/voz; Bemol — baixo/voz
Victor & Maya Z
duo autoral
Rolar para cima